Avançar para o conteúdo principal

Imagem

Para guardar ficheiros de imagens digitais de vários formatos existem programas que apresentam a capacidade de ler e guardar esse tipo especifico de ficheiros. Estes programas estão geralmente divididos em dois grupos:

- Programas bitmap (imagem): baseado num mapa de bits

- Programas vetoriais (gráficos ou desenho): baseado em formulas matemáticas

Compressão: permite reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente

Existem dois tipos de compressão:

- sem perdas: ocorre a compressão, seguida de uma descompressão, e não existe uma distorção dos dados da imagem, sendo esta preservada integralmente

- com perdas: ocorre a compressão, seguida de uma descompressão e como consequência existe perda de informação da imagem, podendo esta perde de informação ser ou não aparente ao sistema visual humano. A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.

A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada através de vários formatos de ficheiros:

- BMP: é um formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão

- GIF: é um formato com compressão sem perdas, ou seja, a imagem não perde qualidade quando é alterado o seu tamanho original

- JPEG: é o formato mais popular para a compressão de ficheiros. Implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem (compressão com perdas)

- PDF: é usado para converter e comprimir documentos de texto e imagens quando existe a necessidade de enviar para leitura.

- PNG: é um formato com compressão sem perdas, substitui o GIF mas não comporta animação.

-TIFF: é um formato sem compressão, sendo o maior em tamanho e o melhor em termos de qualidade da imagem. é o formato ideal para o tratamento de imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fichas 5 e 6- Photopea

  Olá! O trabalho desta semana consistiu na correção de alguns pormenores em imagens. - Para obteres o resultado da primeira imagem tens de: 1. Escolher uma imagem em que os olhos apresentem uma mancha vermelha 2. Seleciona a ferramenta Olhos Vermelhos e altera as suas configurações (tamanho- 25px) 3. Carrega na zona vermelha com a ferramenta olhos vermelhos.                                          - Para obteres o resultado da segunda imagem tens de: 1. Escolher uma imagem em que a face apresente marcas/sinais 2. Seleciona a ferramenta Spot healing brush tool 3. Carrega na zona que apresenta a marca. Espero que gostem !!

Fichas Inkscape (2, 3, 4, 5)

Olá! Hoje venho aqui partilhar as fichas de trabalho que tenho andado a realizar no Inkscape:                                                         Ficha 2: manipulação de texto Ficha 3: manipulação de cor, imagem e textura de objetos                                                       Ficha 4: manipulação de objetos                                                             Ficha 5: ferramenta nó

Conceitos básicos de multimédia

  O que é a multimédia digital ? é a combinação de pelo menos um média estático (textos, gráficos, imagens) com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo , animação). Esta aumenta a capacidade de processamento e perceção da informação uma vez que os seus recursos estimulam vários sentidos ao mesmo tempo.  A realidade virtual e a realidade aumentada , apesar de terem um nome parecido têm características e objetivos diferentes. A primeira leva o utilizador para um ambiente criado por computador enquanto que a segunda inclui projeções de conteúdos e informações no mundo real. A realidade virtual substitui o que estamos a ver por um conteúdo 100% virtual, criado por um computador, permite que estejamos dentro do jogo, cenários e nos movimentemos neles. A realidade aumentada projeta informações (informações, gráficos, personagens, textos) no mundo real. Um exemplo que fez muito sucesso é o jogo Pokémon Go .