Para guardar ficheiros de imagens digitais de vários formatos existem programas que apresentam a capacidade de ler e guardar esse tipo especifico de ficheiros. Estes programas estão geralmente divididos em dois grupos:
- Programas bitmap (imagem): baseado num mapa de bits
- Programas vetoriais (gráficos ou desenho): baseado em formulas matemáticas
Compressão: permite reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente
Existem dois tipos de compressão:
- sem perdas: ocorre a compressão, seguida de uma descompressão, e não existe uma distorção dos dados da imagem, sendo esta preservada integralmente
- com perdas: ocorre a compressão, seguida de uma descompressão e como consequência existe perda de informação da imagem, podendo esta perde de informação ser ou não aparente ao sistema visual humano. A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada através de vários formatos de ficheiros:
- BMP: é um formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão
- GIF: é um formato com compressão sem perdas, ou seja, a imagem não perde qualidade quando é alterado o seu tamanho original
- JPEG: é o formato mais popular para a compressão de ficheiros. Implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem (compressão com perdas)
- PDF: é usado para converter e comprimir documentos de texto e imagens quando existe a necessidade de enviar para leitura.
- PNG: é um formato com compressão sem perdas, substitui o GIF mas não comporta animação.
-TIFF: é um formato sem compressão, sendo o maior em tamanho e o melhor em termos de qualidade da imagem. é o formato ideal para o tratamento de imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.
Comentários
Enviar um comentário