O que são Padrões de Codificação de caracteres?
Estes padrões descrevem o relacionamento entre o conjunto de caracteres com um conjunto de, por exemplo, impulsos elétricos ou números. Têm como objetivo facilitar o armazenamento de textos em computadores e a transmissão destes mesmos através de meios de telecomunicação.
Exemplos de padrões de codificação:
- Código morse: codifica as letras do alfabeto latino e os números como sequências de impulsos elétricos de longa ou de curta duração;
- ASCII: codifica os mesmos caracteres do código morse e outros símbolos através de números inteiros e da representação binária.
Tabela de Código ASCII e Código Unicode:
O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os simbolos. Este tipo de codificação é utilizado para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros.
O código Unicode é um padrão que permite aos equipamentos de comunicação representar e manipular qualquer tipo de texto. Consegue codificar praticamente todos os alfabetos, ao contrario do ASCII que só consegue codificar um.
Comentários
Enviar um comentário