Avançar para o conteúdo principal

Padrões de Codificação

 O que são Padrões de Codificação de caracteres?

Estes padrões descrevem o relacionamento entre o conjunto de caracteres com um conjunto de, por exemplo, impulsos elétricos ou números. Têm como objetivo facilitar o armazenamento de textos em computadores e a transmissão destes mesmos através de meios de telecomunicação.

Exemplos de padrões de codificação:

- Código morse: codifica as letras do alfabeto latino e os números como sequências de impulsos elétricos de longa ou de curta duração;

- ASCII: codifica os mesmos caracteres do código morse e outros símbolos através de números inteiros e da representação binária.

           Tabela de Código ASCII e Código Unicode:

O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os simbolos. Este tipo de codificação é utilizado para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros.

O código Unicode é um padrão que permite aos equipamentos de comunicação representar e manipular qualquer tipo de texto. Consegue codificar praticamente todos os alfabetos, ao contrario do ASCII que só consegue codificar um.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fichas 5 e 6- Photopea

  Olá! O trabalho desta semana consistiu na correção de alguns pormenores em imagens. - Para obteres o resultado da primeira imagem tens de: 1. Escolher uma imagem em que os olhos apresentem uma mancha vermelha 2. Seleciona a ferramenta Olhos Vermelhos e altera as suas configurações (tamanho- 25px) 3. Carrega na zona vermelha com a ferramenta olhos vermelhos.                                          - Para obteres o resultado da segunda imagem tens de: 1. Escolher uma imagem em que a face apresente marcas/sinais 2. Seleciona a ferramenta Spot healing brush tool 3. Carrega na zona que apresenta a marca. Espero que gostem !!

Fichas Inkscape (2, 3, 4, 5)

Olá! Hoje venho aqui partilhar as fichas de trabalho que tenho andado a realizar no Inkscape:                                                         Ficha 2: manipulação de texto Ficha 3: manipulação de cor, imagem e textura de objetos                                                       Ficha 4: manipulação de objetos                                                             Ficha 5: ferramenta nó

Conceitos básicos de multimédia

  O que é a multimédia digital ? é a combinação de pelo menos um média estático (textos, gráficos, imagens) com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo , animação). Esta aumenta a capacidade de processamento e perceção da informação uma vez que os seus recursos estimulam vários sentidos ao mesmo tempo.  A realidade virtual e a realidade aumentada , apesar de terem um nome parecido têm características e objetivos diferentes. A primeira leva o utilizador para um ambiente criado por computador enquanto que a segunda inclui projeções de conteúdos e informações no mundo real. A realidade virtual substitui o que estamos a ver por um conteúdo 100% virtual, criado por um computador, permite que estejamos dentro do jogo, cenários e nos movimentemos neles. A realidade aumentada projeta informações (informações, gráficos, personagens, textos) no mundo real. Um exemplo que fez muito sucesso é o jogo Pokémon Go .